quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Tübingen

Minha viagem à Tübingen não foi lá muito agradável. O peso que eu tinha que carregar era insuportável, mesmo para mim, pessoa de 20 anos, homem, de 1,84cm e saudável. Com certeza, apenas uma das malas tinha mais de 50 quilos, além dessa um mochilão e uma bagagem de mão que também não estava nada leve. A razão desse peso é nada mais que mais de 10 livros que eu trouxe, outros que eu comprei na Inglaterra, sapatos, meu número não é pequeno, etc... E vale salientar que entre esses livros estão o Gujarati, Varian, e Chiang, daí se pode ter uma noção do peso.
Pois é, a viagem foi de 4:55 do dia 1 de setembro. Foi de Buxtehude, cidade de Nicole, para Harburg- cidade perto de Hamburg- daí até Stuttgart e, enfim, de Stuttgart pra Tübingen.
Resolvi umas coisas burocráticas, demorou mais de três horas, num alemão medíocre, e enfim cheguei no meu quarto. Até então sem condições de mandar e-mail ou telefonar. Arrumei algumas coisas no quarto, maior do que eu tava pensando, e simplesmente caí na cama. Eu tava tão cansado que nem percebi que eu dormi. Sério mesmo, cheguei a passar mal na estação de Stuttgart sem agüentar carregar o peso das malas. Tanto é que nas escadas eu carregava primeiro todas as malas e depois eu carregava a última, com os livros. Não tinha condições. Vale salientar, com certeza vale, que andar do meu quarto é o 3º. PQP carregar mais de 50 quilos nas costas por três andares, quase infarto, cheguei no último andar parecendo que tinha entrado numa piscina.
Pois é, o clima aqui num ta muito diferente de Recife não. Já chegou a dar mais de 30º graus durante o dia. Hoje eu conheci parte da cidade, abri uma conta, e resolvi tudo em alemão mesmo. Estou feliz com isso. Pena que ainda não achei o cabo pra conectar na internet nem consegui a senha para conexão. Todo estudante tem direito a uma senha, mas como eu as aulas só começam em outubro, ficarei sem internet.
Meus vizinhos, ou roomates, são gente fina- pelo menos até então. Fiquei satisfeito com uma coisa, até então, todos que eu conheci, três, são alemães, e os outros dois ainda estão pra chegar. O problema é que desses três, dois fumam feito caipora. Mas já me ajudaram em diversas coisas por aqui.
Meu WG (Wohngemeinschaft) é legalzinho. É conhecido como “die grüne WG” o WG verde, pois é todo pintado de verde exceto os quartos. WG é o nome alemão pra acomodação comunitária ou algo assim. No espaço comum tem fotos dos antigos moradores, desde 2004 acho. Meu WG é uma das maiores provas de que o comunismo não funciona. O quarto de cada pessoa individualmente é até arrumadinho, mas os espaços comuns... Na verdade nem a cozinha nem o corredor são muito apresentáveis. São roupas, colchões, sapatos, tudo espalhado. O banheiro, por incrível que pareça é bem organizado e limpinho.
Uma coisa engraçada é que eu recebi um livrinho com as dicas sobre a universidade e tal, tudo auf Deutsch, mas tudo bem. Numa das primeiras páginas tem o telefone e endereço do AA. É AA em alemão mesmo. Comprei algumas coisas que me sustentarão por uns dias: manteiga; pão; leite; suco de laranja.
Apesar de eu não entender grande parte das coisas que falam pra mim quando eu estou na rua mesmo, eu consigo resolver. Quando eu falo com o pessoal do WG mesmo parece que é tudo mais fácil, pois é uma conversa menos formal e tal. Já cheguei até a conversar com um dos Roomates sobre o que os governos alemão e brasileiro estão fazendo diante da crise. É porque eu notei que em todo canto tem obras em Tübingen. Aí ele falou que era por conta da crise e blá, blá, blá.
Quanto a Tübingen, eu poderia dizer que é uma cidade maior do que eu esperava. Não é uma cidadezinha somente com estudantes e vazia durante o verão. Não, é uma cidade com tudo mesmo. Moro a umas meia hora, quarenta minutos a pé do centro. Já andei por grande parte da cidade antiga. Castelo, prefeitura, etc. Apesar de ser uma cidade muito legal, não pude deixar de notar que é uma cidade muito pichada. Tem pichação em todo canto, até em árvore. Isso deixa a o lugar menos bonito. Fora que esse mês vai ter eleições aqui na Alemanha, aí ta todo canto cheio de cartazes e tal.
À noite assisto algum DVD que eu trouxe, leio algum dos livros, converso com o povo, tomo café e durmo. Meu horário ainda está no horário de preguiçoso, ou seja, meio sem hora.

5 comentários:

  1. Nossa, tu subiu com 50kg nas costas! isso é mais do que tu subir comigo nas costas HAHA

    ResponderExcluir
  2. Como assim ainda não estás usufruindo dos 15 megas por segundo? Que absurdo!

    Já enviasse o cd com as fotos e as cartas?

    :*

    ResponderExcluir
  3. Ja ja chego ai pra cnhecer essa tua cidade horrorosa!! hahaha ;)
    se cuida!!

    ResponderExcluir
  4. faltou substituir o "saudável" por "obeso".

    ResponderExcluir
  5. Que massa, Pacelli. Criou um blog para compartilhar aí a estadia na Alemanha.

    Poxa, só mexendo aqui no computador para descobrir isso. rs Não sabia.

    Boa sorte aí nos seus objetivos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir