sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Corrida por serviço público é mau negócio ao Brasil

Mudando radicalmente de assunto. Li um artigo e achei que todo mundo deveria ler. É de fato muito importante. A questao que já falo há um bom tempo, a de que concurso público nao é essa maravilha toda. Bom, segue o artigo e tirem as próprias conclusoes.

Estima-se que, ao final deste ano, 10,4 milhões de brasileiros terão realizado concursos públicos, de acordo com dados da Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso (Anpac). Parte desses brasileiros busca realização profissional, mas também a conhecida estabilidade no emprego. O número de candidatos a uma vaga na hierarquia pública é recorde: 30% maior do que o medido em 2008. O crescimento, porém, preocupa, alerta o professor Fernando Dolabela. "Esse é um grande mal do nosso governo: incentivar o concurso público", diz. "O país não pode encaminhar a sua nata intelectual para o serviço público inoperante."

Dolabela é criador de uma metodologia adotada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e 400 instituições de ensino superior que pretende ensinar o cidadão a empreender - e não fazer concursos públicos. É autor também de livros sobre o tema, como o romance O Segredo de Luísa, que já vendeu mais de 200.000 cópias. Na entrevista a seguir, ele fala sobre a importância do espírito empreendedor para a felicidade dos indivíduos e para o futuro do Brasil.

Pra ler o artigo todo:

http://veja.abril.com.br//noticia/economia/corrida-servico-publico-mau-negocio-ao-brasil-516633.shtml

2 comentários:

  1. "a importância do espírito empreendedor para a felicidade dos indivíduos"
    das klingt ganz komisch.. hehe
    nao li o texto, tvz leia depois. mas sei lá, dependendo do emprego público, possa ser bom pra "felicidade do indivíduo" também. bspw. ipea e bndes sao públicos oder? minha única experiencia profissional foi numa empresa pública. nao sei como consegui passar 6 meses lá. as idéias, os projetos eram do caralho, mas o orgao era completamente inoperante. tenho medo de ir parar no emprego "infeliz" desses, pela tao "estabilidade". se assim for, passo a beber descontroladamente e a escrever sem parar durante o "expediente". =p

    ResponderExcluir
  2. ninguém consegue viver bem sabendo que o que se faz contribui muito pouco pra o objetivo final do trabalho...

    ResponderExcluir