terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Call of duty

Eu sei, mais do que ninguem, que sempre ha novidades por aqui. Mas algumas coisas tem prioridade.
Nao to comecando a falar de coisas negativas sobre o Brasil pra dar uma de politicamente preocupado e atuante nem pra dar uma de patriota. E so pra mostrar pra algumas pessoas que vivem dizendo que nao trocam o pais delas por nada, e que o Brasil e o melhor lugar pra se morar, bla bla bla...
Acho que quando se mora fora, a pessoa acaba adquirindo uma visao mais ampla da situacao. Tenho quase certeza que hoje, aqui na Alemanha, leio mais noticias brasileiras do que quando estou no Brasil. Outra coisa que eu nao posso deixar de falar e que eu comecei a usar o Twitter e estou vendo o quao interessante e util esse negocio e! Muita coisa e instantaneamente divulgada antes do que em qualquer lugar. Confrontos no Irä, morte de Michael, videos dos policiais praticando a forca "reativa" em Brasilia, etc.
Outro motivo de vc ter que entender bem o seu pais quando se mora fora e porque as pessoas perguntam, e, geralmente, elas nao se contentam com respostas superficiais. Ocorreu uma coisa legal aqui. Cicero, um gaucho que mora aqui em Tübingen tb mostrou pra uma amiga nossa que e Tcheca um video com as praias do RS e ele mesmo disse que as praias do RS estavam entre as mais feias do Brasil. Ai, claro, a Tcheca se perguntou o que seria uma praia bonita pra gente.
Eu claro, como um bom pernambucano mostrei varias fotos e videos de Porto de Galinhas e ai ela enlouqueceu. Me perguntou o que eu estava fazendo aqui na Alemanha quando eu tinha uma praia dessas a uma hora da minha cidade. Como eu sou uma pessoa sincera, eu disse que preferia mil vezes a Alemanha do que aquele lugar com praias lindas e sol o ano inteiro(isso tambem a deixou muito impressionada). Ai vem a pergunta: - Warum sagst du das? (Por que vc esta dizendo uma coisa dessas?)
Esse tipo de coisa que faz a gente pensar as causas das nossas respostas. E dificil viver no frio, todo dia por quatro meses com temperaturas negativas, pouco sol, dificuldade em acordar cedo e sair de casa quando ainda esta escuro, chegar na sala de aula e ainda estar escuro.
Pois bem. Um fim de semana desses tava voltando duma festinha com uns amigos alemaes e americanos e comecei a falar relativamente alto no meio da rua de uma da manha em alemao: "Eu estou com minha carteira, meu relogio, meu celular, meu tenis aqui... Ladroes venham me roubar"! Puxa, que chato, ninguem veio e todo mundo ficou rindo por alguns minutos.
Quem le o Blog de Nicole ou me segue no twitter ou qq coisa do genero deve ter visto o video dos policiais espancando o povo em Brasilia ne? Pois bem. Os estudantes da universidade aqui estao ocupando uma sala de um dos predios na Uni e a policia ja chegou com varios carros e varios policias para tirar os alunos de la e ninguem sequer falou alto. Vejo a diferenca. Os policiais aqui conversam na rua com as criancas, que por aqui ainda tem aquele sonho de ser policial, dao as direcoes para os turistas e ainda tiram onda da cara da gente no maior bom humor.
Recentemente tambem li uns bons textos a respeito do Brasil e assisti um video bem interessante:
http://g1.globo.com/Noticias/Games/0,,MUL1414817-9666,00-JOGO+PASSA+A+PIOR+IMAGEM+POSSIVEL+DO+RIO+DIZ+DELEGADA+SOBRE+CALL+OF+DUTY.html
A mulher ai fala em alguns exageros e eu ate concordo, mas muita coisa e verdade e quando a GUERRA comeca a vida nao existe nesses lugares. Por favor assistam, ja ouvi falar muito nesse jogo. Outra coisa e que pra se chegar a esse nivel de fama e porque as coisas foram feitas por merecer, ne?!
Dois textos que eu gostaria muito que vcs lessem sao dois textos da Danilo Gentili: Uma piada para Robin Williams; Olim-Piadas 2016.
Vale a pena ler os dois textos e ai vcs entendem mais o que eu quero dizer...
Dizer que, o sol, a praia, o povo caloroso... bla bla bla tornam o Brasil o melhor lugar pra se morar, pra mim, e conversa de mau perdedor. Ate pq sem reconhecer os defeitos a coisa se complica ainda mais!
Segue o Blog de Gentili. http://danilogentili.zip.net/

6 comentários:

  1. Acho que nem tenho mais o que comentar. Este post foi o melhor de todos!
    Concordo e reafirmo cada palavra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem gente que não entende minha vontade demorar fora desde.. sempre..

    ResponderExcluir
  3. ah que susto! pensei que tava jogando call of duty aí em tuebingen! haha
    eu já joguei muito isso no brasil, sempre na hora do almoço. tem umas cenas absurdas, se parece muito com gta na relaçao que é criada com quem joga. talvez seja mais que um simples jogo, já perto daquele limite com o cinema.

    pois, reafirmo tudo isso que você disse também.

    sempre tenho que responder essas perguntas e às vezes falo tão mal do brasil que tenho que depois recuperar e dizer algumas coisas boas. mas verdadeiramente nao gosto do brasil, nao sou nem pouco patriota. gostaria nem de dizer que sou brasileiro. diria sempre, sou recifense. se claro, as pessoas soubessem onde fica. se bem que nos últimos dias, duas pessoas sabiam onde ficava recife, conheciam pessoas de lá e uma delas me disse até o porque do nome da cidade. e sim, recife tem os mesmo problemas que o brasil, mas, sei lá, difícil explicar, é recife.

    ResponderExcluir
  4. afinal, de que adianta ter lindas praias e não ter liberdade pra usufruir delas?

    ResponderExcluir
  5. pacelli!!!
    nao deixe de escrever por causa dos comentarios... muito bom futucar teu blog e o de nicole!

    beijos!;*

    ResponderExcluir
  6. Oi vizinho!
    Sei não, mas acho que ainda o teremos por aqui. Certamente para melhorar as condições de vida das próximas gerações. Você é uma pessoa especial.
    Penso que as vezes escolhemos, outras somos escolhidos.

    Um forte abraço.

    Edvaldo.

    ResponderExcluir